08- FÊMEA REPRODUTORA – Yorkshire Terrier – Canil em São Paulo

Fêmea Reprodutora

Yorkshire Terrier

Uma fêmea Yorkshire está pronta para o acasalamento a partir do segundo CIO (que acontece em média com 1 ano e 5 meses), antes disso é extremamente perigoso ela cruzar pois tanto seus órgãos quanto sua maturidade para cuidar dos filhotes (caso venham a nascer, se nascer) ainda não está plenamente desenvolvido. Por outro lado, existem casos em que a fêmea cruza no segundo cio e tem sua gestação e parto normalmente. Cada caso é sempre um caso mas, se puder evitar, faça de tudo para que ela cruze apenas no segundo CIO.

O primeiro CIO de uma fêmea costuma acontecer entre o oitavo e décimo mês, embora isso varie muito de cachorro para cachorro. Também não sendo regra. Os sinais que indicam o CIO são: inchaço da vagina e um leve sangramento (que muitas vezes, mancham o local onde ela costuma dormir, brincar ou ficar). Em alguns casos, como no CIO seco, estes sinais não aparecem.

Para o cruzamento e acasalamento, alguns cuidados são importantíssimos:

Vacinas.
Todas as vacinas devem estar em dia (V10) antes do cruzamento, inclusive as de raiva pois, depois do cruzamento ela não poderá tomar nenhum tipo de medicação (imagine, por exemplo, ela pegar algum tipo de doença por falta de vacinas, em plena gestação?).

Limpeza total.
A fêmea deve estar limpa tanto por dentro quanto por fora, livre de vermes, micose de pele, coceiras ou qualquer tipo de doenças. Outro cuidado importante é mantê-la longe de outros cachorros, principalmente aqueles que vivem na rua. Se possível, também evitar o contato dela com pessoas estranhas (amigos seus que podem trazer doenças da rua).

Peso ideal.
A futura mamãe não deve estar muito magra e nem muito gorda. O peso ideal varia de 2,5 Kg a 3 Kg. Se ela for muito pequena pode ser necessário uma cesariana para o parto e, conseqüentemente, acarretar todos os riscos de uma cirurgia. Por isso é importante sempre que o macho seja o menor possível pois isso ajuda muito na genética dos futuros filhotes.

Parentesco.
O Padreador não poderá ter nenhum parentesco com a fêmea (por causa da genética), caso isso ocorra, os filhotes de yorkshire poderão nascer com distúrbios de personalidade ou ter uma saúde frágil por toda a sua vida. Isso deve ser evitado ao máximo!

Cuidado com a Brucelose.
Os cães também possuem doenças sexualmente transmissíveis e a Brucelose é uma delas (considerada uma zoonose). Se o dono de uma fêmea receber um macho de alguém para o cruzamento, este deve pedir ao dono do macho um exame chamado “Sorologia para Brucelose”. Este exame verifica se o macho está ou não infectado por esta doença que pode também se alastrar aos seres humanos e, na fêmea, causar o aborto.

Reforço da alimentação.
A fêmea precisa estar muito bem alimentada e nutrida nos três meses que antecedem o cruzamento para que, a partir do comento que o ocorra o CIO, acasalamento, gestação, parto e cuidado com os filhotes, ela tenha energia suficiente para agüentar tudo isso. No início recomenda-se a administração de polivitamínacos, até mesmo de cálcio, mas não é regra. Consulte sempre seu veterinário e evite administrar qualquer tipo de medicamento, mesmo vitaminas, durante a gestação.

Local para a reprodução.
Para que o macho se sinta seguro e predisposto para o cruzamento, a fêmea deve ser sempre levada ao lugar que ele vive e nunca ao contrário (para que ele não se intimide pelo lugar e pelas pessoas estranhas). O ideal é levar a fêmea algumas dias antes para que eles possam se conhecer e ela, obviamente, se adaptar com o novo local.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: