11- CUIDADO COM OS FILHOTES – Yorkshire Terrier – Canil em São Paulo

Cuidados com Filhotes

Yorkshire Terrier

Depois do parto o caminho para que os filhotes cresçam saudáveis é longo e cheio de questionamentos. Aqui você terá algumas dicas importantes de como conduzir este percurso da melhor maneira possível.

Amamentação.
Os filhotes devem amamentar do 1º até o 30º dia aproximadamente. O leite da mãe é super importante e, na falta dele (por morte, doença, falta de zelo materno, etc.) pode-se complementar ou usar outra cadela que esteja no mesmo período para servir de “mãe-de-leite”. Caso não seja possível, consulte seu veterinário sobre a compra de leite específico para cães. Se o filhote se recusar a se alimentar, tire um pouco de leite da cadela e mostre a ele “da onde sai o leite”. Também é comum, nesta fase, a cadela ficar com pequenos hematomas devido aos filhotes sugarem locais que não sejam a teta.

Leite empedrado.
O empedramento do leite pode ocorrer embora não seja comum. Se você tiver tempo e paciência, ao termino da amamentação, faça massagem na teta e ao arredor suavemente para prevenir o empedramento na cadelinha. Lembrando que ele ocorre devido ao esvaziamento incompleto das mamas. Caso não saia mais leite, use os recursos citados anteriormente, como uma “mãe-de-leite” ou leite para cães.

Xixizinho e Cocozinho.
Como dito anteriormente é comum a cadela incentivar o filhote a fazer xixi e defecar lambendo-lhes os órgãos genitais constantemente. Se ela não o fizer ou na falta da cadela, você pode fazer isso passando um pano ou algodão umedecido com água morna na região, limpando-os com suavidade e delicadeza. Este ciclo irá durar aproximadamente 3 semanas, depois disso eles darão conta sozinhos de fazer suas necessidades.

Alimentação.
Depois do leite materno, isto é, dos 30 dias, a cadela começará a rejeitar dar de mamar aos filhotes. Então eles precisarão comer. Mas comer o que? Como seus dentes não estarão treinados para comida sólida, você deverá amolecer a ração com água morna, moer com garfo e dar a eles. Se preferir, existem também comidas ou papinhas especiais para filhotes. Mas a ração é a mais apropriada pois é o que eles irão comer quando adultos. Depois de seis semanas a partir do término da amamentação o filhote já estará comendo ração seca.

Muita água.
Assim como a comida, a água também é algo que deve ser bem administrada e sempre fresca.

Vacinas.
A primeira vacina (V8) deve ser dada com 30 ou 45 dias, geralmente ela é dada pelo criador ou dono do cachorro. As duas próximas (V10) deve ser dada depois de 30 e 60 dias. Além destas, tem a de raiva, gripe e outras que seu veterinário poderá orientar. Não deixe seu cãozinho sem tomar todas as vacinas. Importante dizer que, a cada ano, as vacinas também poderão ser reforçadas.

Passeios fora de casa.
O novo filhote não pode sair de casa ou ter contato com outros cachorros antes de completar 6 meses de vida e ter tomado todas as vacinas. Todo cuidado é pouco.

Cuidados com pequenos objetos.
Filhotes com mais de 45 dias são espertos e começam a brincar com tudo e todos, embora ainda estejam conhecendo o mundo e o lugar que estão inseridos. Nesta fase e depois dela, todo o cuidado com pequenos objetos deve ser redobrado. Filhotes podem comer, morder ou roer fios elétricos, pregadores de roupa que encontram no chão, chinelos, pedaços de pedras, madeira, móveis, etc. Redobre a atenção no local que ele ficará e tire tudo de seu caminho. Faça de conta que ele é uma criança que pode engolir qualquer besteirinha, se engasgar e morrer.

Adestramento.
Muitos querem ensinar seus filhotinhos a fazerem suas necessidades em locais específicos e não em qualquer lugar. Quando filhotes eles não tem muito esta consciência e não adianta brigar, bater ou repreender. Se quiser ajudá-los, escolha uma parte do lugar que ele fica e coloque no chão jornais onde ele deverá fazer as necessidades (mas longe da comida, por favor!). Com o tempo ele aprenderá sozinho que deve fazer apenas lá. Claro que isso não é regra. Se você brigar, por exemplo, quando ele fizer xixi em lugar errado e não der a atenção diária para ele, ele poderá fazer xixi sempre fora do lugar apenas para ter sua breve atenção. Mesmo que de forma negativa. Se possível, leia livros sobre adestramento de cães para entender mais seus comportamentos.

Filhotes se tornando adultos.
Quando eles se tornarem adultos você pode seguir as dicas dadas em outras partes deste livro. Boa sorte. Divirta-se com seu cãozinho e dê a ele o que ele mais merece neste mundo: sua atenção, amor e carinho.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: