07- CIO & ACASALAMENTO – Yorkshire Terrier – Canil em São Paulo

CIO – Acasalamento

Yorkshire Terrier

IMPORTANTE: Não deixe a fêmea cruzar antes do segundo CIO, pois nem seus órgãos e nem sua maturidade para ser mamãe e cuidar bem dos filhotes estará plenamente desenvolvida. Depois do segundo CIO, ela poderá ser uma excelente reprodutora até seus 8 anos de idade.

O CIO dura em média 21 dias sendo que, o ideal para que o cruzamento ocorra é entre o décimo e o décimo quinto dia a partir do primeiro sangramento. Neste período ela esta fértil, preparada e ovulando esperando o macho.

Embora seja relativamente fácil verificar o CIO pelo sangramento e inchaço da vulva, muitas fêmeas Yorkshires entram no CIO sem apresentar estas características. Quando isso ocorre é chamado de CIO seco. Sendo importante dizer também que, embora tenha sangramento, ela pode lamber (limpar) e você não perceber. Se existir desconfiança ou dúvidas, pode-se fazer um exame específico chamado de Citologia Vaginal, podendo-se prever também o dia certo para o acasalamento.

Ainda dentro do período fértil, ao se tocar levemente a parte superior da vulva, a cadela pode apresentar algumas reações que também podem ajudar a detectar o CIO, são elas:

Calda para o lado.
Ela coloca a calda para o lado, exibindo a vulva como se tivesse pronta para o acasalamento, o que demonstra ela estar pronta para ser colocada junto ao macho.

Calda entre as pernas.
Se ela colocar a calda entre as pernas ou querer se sentar, ou ainda demonstrar uma atitude agressiva, é sinal que ela não está pronta para o acasalamento. Ou está bem no início do CIO ou não está no CIO.

Outro ponto interessante é o cheiro exalado pela vulva durante o CIO e que deixa o macho inquieto, a procurando sempre com a tentativa de se acasalar.

Se a fêmea se tornar agressiva é porque ela pode não estar preparada, não ter maturidade para o acasalamento, não estar no CIO ou ainda estar no início ou no final deste processo. A dica é permanecer sempre calmo(a) e deixá-los também tranqüilos, tanto o macho quanto a fêmea.

Evite a presença de estranhos durante o cruzamento. Quando ele ocorrer, ocorrerá a fecundação e eles poderão ficar grudados entre 10 a 40 minutos. Jamais os separe e, caso eles não fiquem grudados, a ejaculação pode ter ocorrido.

Após o cruzamento mantenha-os separados para que eles não se desgastem em novas tentativas. Cruze apenas 2 ou 3 vezes por dia, todos os dias durante o CIO.

O ideal é cruzar um CIO sim, o outro não pois, como irá perceber, a cadela se desgasta muito na gestação, parto e cuidado com os filhotes, ficando muitas vezes magra, tendo seus pelos enfraquecidos e com um visual “acabado”, precisando de meses para se recuperar totalmente. Nesta fase (após a amamentação dos filhotes) também é ideal a administração de polivitamínacos.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: